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Dicas práticas para uma alimentação saudável:

  - Controlar o consumo de gemas de ovos. Para as receitas culinárias, reduzir bem o número de gemas acrescidas.

- Substituir a manteiga pela margarina.

- Preferir maionese que não contenha gema de ovo na composição. 

- Retirar a pele do frango e a gordura aparente das carnes, antes do preparo.

- Usar sempre óleo de soja, milho, girassol, canola e azeite no lugar da manteiga, banha, toucinho, etc., mas pouca quantidade. 

- Preferir iogurtes desnatados e os queijos brancos ou ricota ou cottage ou mussarela de búfala ou requeija 0% de gordura, tanto para consumo direto quanto para usar em preparações.

- Deve-se abolir o leite da alimentação do adulto devido a intolerância à lactose, tão comum, e que se manifesta das formas as mais variadas em forma e intensidade.

- Consumir frutas e hortaliças (verduras e também legumes) à vontade, sem falta, no almoço e jantar, diariamente.

- Variar ao máximo as qualidades de hortaliças e frutas consumidas.

- Preferir sempre que possível, as hortaliças e frutas cruas e com casca.

- Consumir leguminosas (feijão, lentilha, ervilha,vagem, grão-de-bico e soja) diariamente. 

- Preferir os alimentos cozidos, assados, grelhados o refogados e sempre com pouco óleo. 

- Evitar as pizzas que contenham embutidos, bacon e queijos gordos. Preferir as que contenham apenas uma variedade de queijo e que levem verduras e legumes na composição.

- Para massas, preferir molhos à base de tomate àqueles à base de manteiga, creme de leite, leite integral e queijos gordos. Preferir ervas e temperos naturais aos industrializados.

- Preferir alimentos preparados em casa aos industrializados e instantâneos. 

- Testar novas receitas e combinações, respeitando hábitos culturais, aspectos nutricionais, sazonalidade e disponibilidade dos alimentos.



 
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