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Muita atenção deve ser dada ao se elaborar uma orientação nutricional para uma gestante. O consumo de alimentos deve ser adequado para atingir as necessidades nutricionais da mãe e do feto. O planejamento das refeições deve suprir o fornecimento adicional de nutrientes para suportar as exigências metabólicas da gravidez e ganho de peso. A necessidade energética diária é individualizada variando de acordo com o peso pré-gravidez e estágio da gestação.

Exemplo de Cardápio:

Café da manhã:

- Laticínios: leite ou iogurte ou queijo magro;
- Pão de centeio ou integral ou francês;
- Creme vegetal;
- Frutas ou sucos de frutas, ou ambos.

Lanche Matinal:

- Vitaminas de frutas ou leite com frutas, laticínios magros ou frutas.

Almoço:

- Verduras e legumes crus ou cozidos, consumir todos os dias em grandes quantidades;
- Arroz integral ou branco ou massas;
- Carnes magras, no caso de frango, sem pele (retirar a pele no preparo);
- Acompanhamento – legumes e verduras cozidos, evite frituras;
- Sobremesas – frutas ricas em vitamina C ou suco de frutas ricas em vitamina C – acerola, Kiwi, morango, goiaba, açaí, laranja, limão – são antioxidantes e melhoram a absorção de ferro.

Lanche Vespertino:

- Leite magro + café + bolachas ou torradas.

Jantar:

- As preparações devem ser de fácil digestão, pois geralmente as pessoas têm atividade muito sedentária após o jantar (assistir televisão, dormir, ler, estudar);
- Sopas ou saladas completas;
- Caso opte pelo consumo de carne, recomenda-se a ingestão de pequenas quantidades e prefira as brancas e no caso de vermelhas, em preparações moídas e com sopas;
- Optar pela salada + sopa ou salada + lanches;
- Lanches com frios magros + verduras cruas e cozidas + sucos.

Ceia:

- Mingau de aveia + leite magro ou chá + fatia de queijo magro ou um copo de iogurte magro + uma fruta.



Obs:
- Vale a pena ressaltar que os laticínios, ou seja, leite e derivados de leite, a medida do possível, deverão ser substituídos por leite de soja (preferencialmente o leite de soja light), o iogurte à base de soja e o queijo de soja (tofu);
- Não consumir frituras e pratos com molhos gordurosos;
- Atenção ao consumo de sal e óleo.



 
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