Home
:: www.imebi.com.br ::

O termo celulite foi utilizado por médicos franceses para o que acreditavam ser uma forma de gordura que se acumula principalmente no corpo das mulheres, localizada nas coxas, nas nádegas, nos braços e no abdome, adquirindo uma aparência áspera e com pequenas depressões.

Um golpe na auto-estima feminina em tempos anoréxicos, a celulite, já foi retratada por Renoir como um componente estético e inerente à feminilidade. É especialmente freqüente após a menopausa e que é difícil de eliminar.

Profissionais de saúde e de beleza acreditam que a causa seja uma concentração de toxinas nos tecidos do corpo, que cria bolsas de água, gordura e impurezas, causando distúrbios na circulação. 

Esta teoria é controversa e muitos médicos não acreditam que a celulite seja uma forma especial de gordura, não a reconhecendo, em alguns casos, como uma situação de âmbito médico.

O que conhecemos como celulite, do ponto de vista científico, é denominada por Lipodistrofia Ginóide. Trata-se de uma alteração que ocorre no tecido gorduroso, e se chama ginóide porque é freqüente entre mulheres. Consiste na aparência de aspecto ondulado da pele, que pode, dependendo do grau, apresentar depressões. 

A celulite é uma inflamação do espaço ao redor das células adiposas. Não diz respeito a um processo de aumento de gordura, embora esteja muito relacionada à obesidade. Ela aparece entre pessoas de peso normal e até mesmo entre as que estão abaixo do peso. 

As mulheres brancas estão mais suscetíveis à celulite do que as negras, e que, embora não haja relação comprovada com a condição sócio-econômica, há uma relação clara com o tipo de alimentação.  Uma alimentação equilibrada e atividade física regular tem uma influência de até 70% no resultado dos tratamentos.

Causas:

O que leva à celulite é uma alteração com características hereditárias, ou seja, existe uma predisposição genética associada ao próprio hormônio feminino, que se soma a um problema de alteração circulatória local, também relacionado a uma diminuição da drenagem linfática natural. A soma destes fatores resulta no aparecimento desta aparência da pele, que chamamos de celulite, comum nas covas das ancas, coxas, nádegas e abdome.

Células adiposas com acúmulo de gordura 

A celulite se desenvolve na parte mais superficial das três camadas de gordura existentes abaixo da epiderme e derme, conhecida como hipoderme ou camada subcutânea de gordura. As células de gordura na hipoderme estão organizadas em câmaras de fios de tecido conjuntivo. A armazenagem de gordura e o metabolismo das células adiposas reagem apenas aos hormônios, e pouco às dietas e exercício.

Estas células adiposas, presentes nas duas camadas de reserva de gordura, se encontram por baixo da hipoderme e estão dispersas numa rede solta.  Dependendo da dieta e do exercício, é variável o grau de armazenagem de gordura e de metabolismo nestas camadas. 

Nas mulheres, esta camada subcutânea de gordura está organizada em câmaras verticais, ao passo que nos homens, se organiza diagonalmente, e em pequenas unidades que, além de acumularem menos gordura, não resultam em celulite. Diante destas diferenças morfológicas, nas mulheres as células adiposas se alargam, em função da acumulação de gordura. As paredes capilares tornam-se excessivamente permeáveis, causando a acumulação localizada de fluidos, que não conseguem ser eliminados em função de uma drenagem linfática insuficiente. Com isso, as células adiposas agrupam-se e ficam ligadas por fibras de colágeno, impedindo a corrente sanguínea, provocando o endurecimento e contração dos fios do tecido conjuntivo, que puxam a pele para baixo, resultado no aspecto irregular que conhecemos por celulite.

Em especial, relaciona-se a celulite aos hormônios femininos, pois se observa que ela se desenvolve durante os períodos de mudança hormonal, tais como a puberdade, a menopausa, a síndrome pré-menstrual, a gravidez e durante o início do uso da pílula. Os hormônios comandam mudanças na circulação sanguínea, na drenagem linfática, na gordura e no tecido conjuntivo, o que provoca a formação da celulite.  Também se atribui a celulite ao aumento de peso, má nutrição, quantidade insuficiente de água ingerida e sedentarismo, que se não são causas do mal, provocam a sua piora com o passar dos anos. A idade é acompanhada de perda de consistência e tonalidade do tecido conjuntivo, o que torna a celulite mais visível e flácida. 

A celulite é multifatorial. E o fator hormonal, o mais importante, não pode ser excluído. Da mesma forma, é impossível parar o tempo, outro fator que influencia no aparecimento e agravamento da celulite. Ela é progressiva, piora com a idade.

Tratamentos Utilizados:

Massagens modeladoras, drenagens linfáticas, correntes russas, eletrolipoforese, infravermelho, ultra-som, mesoterapia, lipoaspiração, lipoescultura, cremes, medicamentos via oral, enzimas de aplicação local. Lipoaspiração e lipoescultura são técnicas cirúrgicas, invasivas e que não tem por objetivo tratar a celulite, mas reduzir medidas.  Todos os métodos são tentativas de melhorar o aspecto da pele e de agir nas várias etapas que causam a celulite. Partindo deste raciocínio, as drenagens linfáticas (tanto por aparelhos quanto manuais) podem ser úteis ao ajudar a drenar os líquidos que se acumulam nas pernas, assim como todos os tratamentos que ajudam o sangue a circular melhor também podem apresentar resultados. 

A drenagem manual age no sentido de ativar, limpar, regular e nutrir os tecidos.  A aceleração da circulação promovida pela drenagem linfática renova o líquido intersticial, renova a capacidade de autodefesa e remove substâncias tóxicas localizadas. Além disso, promove bem estar e relaxamento. 

A mesoterapia com agulhas, por exemplo, programa que vem sendo anunciado com sucesso pelas clínicas estéticas, é um procedimento antigo, usado para outros fins. Consiste na injeção de enzimas nas regiões do corpo com maior incidência de gordura localizada e celulite.

A eletrolipoforese, é a aplicação, através de um aparelho, de correntes polarizadas que promovem o aumento da atividade celular. 

Através de eletrodos de silicone condutivo, há promessas de melhora do fluxo linfático e sangüíneo, que, produziria a dissolução dos nódulos de celulite.

O ultra-som, teoricamente, teria a capacidade de aquecer em profundidade os tecidos humanos.  A Onodera também anuncia um aparelho de corrente galvânica, o Cells-Trat, cujo objetivo é melhorar a circulação venosa e linfática. Ele causa um aumento da atividade diurética, ativa o metabolismo e promete reduzir volume e medidas.

Tratamento Biomolecular

Do ponto de vista nutricional, a maior causa de processos que promoverão má circulação e edema estão relacionados a Disbiose. Portanto devemos considerar a instalação desse mecanismo como principal causador das alterações ligadas a celulite. Ainda, se levarmos em consideração a exuberância das reações advindas da intolerância a lactose, que afeta a maioria dos adultos, com formas e intensidades variáveis. A correção de tal mecanismo proporcionará grande melhoria do quadro.

A avaliação do estado nutricional e metabólico, pelo estudo do Mineralograma Capilar (Exame do Cabelo), nos auxilia de forma incontestável para a resolução de tal patologia.

Devemos tratar esse mecanismo que gera má circulação e edema como um fenômeno alérgico, e assim, a administração da Imunoterapia Ativada atua de forma eficaz.

Verificar o funcionamento adequado do eixo hormonal, pode nos causar surpresa.

A correção de vitaminas C, E, B6; a administração de carnitina, tirosina, ácido aspártico, lisina, prolina, hidroxiprolina, cobre, magnésio, manganês, Gingko biloba extrato.

A administração de substâncias que promovam uma melhor oxigenação e nutrição celular e das várias camadas da pele, com a administração de modernos géis transdérmicos acoplados a substâncias de ação celular e carreadores de Radicais Livres, como argireline, ácdo lipóico, matrixil, DMAE, Aloe vera extrato, proteosilane, entre outros. A ação bioquímica direta nos tecidos em questão, promoverá uma revitalização celular e a resolução do quadro de celulite.

Links Relacionados - Clique e Leia:

- Alimentação Saudável

- Estrias

- Revitalização Celular

- Tratamento da Pele




 
Home Voltar Topo Imprimir


Desenvolvimento e Hospedagem de Sites