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Alimentos e Humor

A ingestão de alimentos corretos pode melhorar a saúde mental, afirma um estudo realizado na Grã-Bretanha.
A pesquisa contou com a participação de 200 pessoas e mostrou que, em 88% dos casos, uma mudança na dieta ameniza sintomas de doenças mentais.
Vinte e seis por cento apresentaram mudanças significativas na alteração de humor; 26% nos ataques de pânico e ansiedade e 24% em depressão.
Os pesquisadores do Projeto de Alimentos e Humor - de uma organização britânica chamada Mind (Mente) - classificam os alimentos como "promotores do estresse" e "promotores do humor" que, respectivamente, levariam a uma piora e a uma melhora do sistema de funcionamento da mente.

Sensações

Apesar de provocarem uma boa sensação assim que são ingeridos, açúcar (num índice de 80%), cafeína (79%), álcool (55%) e chocolate (53%) são os principais promotores do estresse.
Os promotores do humor incluem água (80%), verduras (78%), frutas (72%) e peixes oleosos (52%).
Comer com regularidade e fazer um café da manhã reforçado também são formas de fortalecer a saúde mental.
Pelo menos um terço das pessoas avaliadas descreveram que melhorias em seu humor estavam associadas à ingestão de certos tipos de alimentos.
Wendy Doyle, da Associação Britânica de Nutrição, ressalta a importância de verduras e peixes oleosos, como o salmão, fazerem parte da dieta.
"Eles têm bons nutrientes e ajudam o organismo a ter um bom fluido de líquidos, para não desidratar", explica a cientista.
A prática de exercícios físicos também auxilia o processo.

Dicas para uma alimentação equilibrada

O alimento é o combustível do nosso corpo. Dele retiramos energia para respirar, pensar, andar, dançar. Enfim, viver!
Os alimentos são divididos em grupos de acordo com sua função:

- Alimentos energéticos - são os que mais fornecem energia ao nosso corpo. Fazem parte desse grupo as gorduras: animais e vegetais (óleos vegetais, azeite de oliva, manteiga) e os carboidratos: massas, pães, arroz, milho, batata, aipim. inhame, frutas,doces, biscoitos)

- Alimentos construtores - são os alimentos ricos em proteínas. Eles ajudam o crescimento, desenvolvimento e renovação de tecidos como cabelos, pele, unhas, músculos (carnes, aves, peixes, ovos, leite e derivados, feijão, soja)

- Alimentos reguladores - são os alimentos ricos em vitaminas e sais minerais. Eles regulam o funcionamento do nosso corpo, ajudando no seu bom funcionamento. Protegem a pele, a visão, os dentes, os ossos e aumentam a resistência do organismo contra infecções (frutas e verduras). Para obtermos saúde através dos alimentos, devemos ter uma limentação equilibrada. Composta de alimentos pertencentes aos diferentes grupos. Não existe um único grupo de alimentos que contenham todos oS nutrientes necessários para promoção e manutenção da saúde.

Fonte: Amélia Duarte
Nutricionista



Suco Antidepressão

A beterraba e o espinafre auxiliam a circulação do sangue, o que estimula as funções cerebrais e acalma os nervos. O espinafre ainda estimula os movimentos peristálticos do intestino, regularizando-os. A maçã e a cenoura facilitam a digestão.

Ingredientes: 3 beterrabas, 1 punhado de espinafre, 4 cenouras, 1/2 maçã, 1 punhado de salsa.

Modo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga, menos a salsa. Acrescente-a ao suco já pronto, misturando com uma colher. Enfeite com um ramo de salsa.


Suco Antienvelhecimento

A couve-de-bruxelas, a cebolinha e o brócolis são riquíssimos em antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. E também colaboram para recuperar as células, dando mais viço à pele. A cenoura e a beterraba, ricas em fibras, auxiliam o trato intestinal.

Ingredientes: 4 cenouras, 1/2 beterraba, 3 folhas de beterraba, 1 florete de brócolis, 3 couves-de-bruxelas, 2 cebolinhas.

Modo de preparo: Passe todos os alimentos na centrífuga. Enfeite com um palito de beterraba.



 
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